História do DPAT/UFRN

O início do ensino da anatomia patológica no Rio Grande do Norte começa com a criação da Faculdade de Medicina, em 1955. A primeira turma da faculdade começou em 1956, portanto, somente em 1959, começaram as aulas de anatomia patológica (História da Patologia no Brasil, 2001). Nessa época, a disciplina era ministrada por professores convidados da Universidade Federal de Pernambuco que vinham periodicamente para Natal. Em 1959 foi formada, a partir da união de várias faculdades já existentes na época, a Universidade do Rio Grande do Norte e a disciplina de Patologia era ministrada no 4° período do curso de Medicina. Nessa época foi criado o Departamento de Patologia (DPAT). Com a federalização e criação da UFRN em 1960, o DPAT conseguiu contratar novos docentes, ex-alunos do curso de Medicina da UFRN, que se especializaram em serviços de outras cidades como Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Destacam-se no fortalecimento do ensino da patologia no RN os professores Getúlio de Oliveira Sales, Carlos César Formiga Ramos, Ana Maria de Oliveira Ramos, Josefa Ferreira Bittencourt e Gessione de Carvalho Lima, dentre outros docentes. Nos anos 80, 90 e 2000, o departamento adquiriu novos docentes e, atualmente possui 10 docentes: 04 patologistas médicos, 03 patologistas orais, 02 biólogos com especialização em anatomia patológica e 01 médico legista além do corpo técnico administrativo com 01 secretaria, 02 técnicos de necropsia, 01 técnico de laboratório e 01 auxiliar de laboratório. Na esfera administrativa somos subordinados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFRN) que reúne os cursos da área da saúde no campus Natal. Em 2012, após a criação da EBSERH (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), o laboratório de Anatomia Patológica passou a ser gerenciado por servidores contratados pela EBSERH, bem como a prestação de serviços nos exames de biópsias e citologias provenientes dos hospitais universitários, por médicos patologistas contratados que colaboram na preceptoria da residência médica. Anualmente são realizados cerca de 10.000 exames anatomopatológicos. O DPAT é responsável por ofertar disciplinas obrigatórias de Patologia Geral em diferentes cursos da área de saúde da UFRN, entre eles, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Medicina. Oferece ainda a disciplina obrigatória de Medicina Legal para o curso de graduação em Medicina, além de disciplinas optativas e de inserção para o curso médico. A Residência Médica em Patologia foi fundada na década de 80. Atualmente são oferecidas 4 vagas com um programa que possui duração de 3 anos. O Departamento desenvolve ainda inúmeras atividades técnicas, como prestação de serviços em áreas especializadas dentro do complexo hospitalar da UFRN, tendo envolvimento de 10 professores em projetos de pesquisa, ensino e extensão, além de participação em atividades de gestão e colegiados.

logo_footer_pat.pnglogo rodape

R. Gen. Gustavo Cordeiro de Faria, S/N - Petrópolis