Aprendizagem por Competências

Aprendizagem baseada em competências

O avanço na aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação dos mais diversos cursos da área saúde (Resolução CNE/CES nº 3, de 7 de novembro de 2001 , RESOLUÇÃO Nº 3, DE 20 DE JUNHO DE 2014, RESOLUÇÃO CNE/CES 4, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002, Resolução CNE/CES nº 6, de 19 de outubro de 2017 e Resolução CNE/CES nº 5, de 7 de novembro de 2001) promoveu mudanças relacionadas à prática profissional docente e discente, e orientou a utilização de metodologias inovadoras e centradas no estudante, além da incorporação de abordagens ativas para o ensino-aprendizagem. As disciplinas ofertadas pelo Departamento de Patologia da UFRN tentam integrar os componentes  curriculares e aplicar as competências necessárias e ajustadas para cada perfil profissional. Nesse contexto, a aprendizagem baseada em competências surgiu como uma estratégia educacional essencial por favorecer o treinamento de habilidades e a avaliação do desempenho da prática profissional. O termo competência profissional foi definido no estudo de Epstein e Hundert (2002) como:“O uso habitual e criterioso da comunicação, do conhecimento, do raciocínio, da capacidade de integração de dados, habilidade técnica, emoções, capacidade reflexiva, e capacidade de se manter atualizado, de que o médico lança mão para servir as pessoas e comunidades que dele necessitarem” (revisado em Bollela & Machado, 2010). A aprendizagem baseada em competências se concentra no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos essenciais e associados à futura prática profissional, favorecendo o sucesso pessoal e profissional do estudante. Diferente do ensino tradicional requer do estudante maior autonomia e corresponsabilização no processo ensino-aprendizagem. Segundo Dias (2010), no ensino superior, ela promove o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes, que englobam valores, ética, emoções, motivação, além de componentes sociais e comportamentais na tomada de decisões e solução dos problemas.

Bollela VR, Machado JLM. O Currículo por Competências e sua Relação com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Medicina. São Paulo. 2010;

Dias IS. Competências em educação: conceito e significado pedagógico. Psicol Esc Educ. junho de 2010;14(1):73–8.

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