O que é a Patologia?
A Patologia se dedica ao estudo das causas das doenças e das mudanças nas células, tecidos e órgãos que estão associadas com o desenvolvimento das doenças (KUMAR, ABBAS, ASTER et al., 2022). É uma disciplina essencial da medicina e demais ciências da saúde. Ela foca no estudo das doenças, fornecendo os pilares para a compreensão da etiologia e patogênese, sendo ponte entre as ciências básicas e a prática clínica, dando base ao diagnóstico e consequente terapia (ISHAK et al. 2022; AZIMI KHATIBANI et al., 2021, WAUGH et al. 2022). Para realizar diagnóstico e guiar terapias na prática clínica, os/as patologistas identificam mudanças na aparência macroscópica e microscópica das células e tecidos e de seus constituintes (por exemplo, genes e proteínas) (KUMAR, ABBAS, ASTER et al., 2022). O estudo histopatológico corresponde à análise de alterações morfológicas, funcionais ou bioquímicas de células e tecidos, evidenciando possíveis mecanismos patológicos e suas causas (BRASILEIRO-FILHO, 2016). Os profissionais da saúde devem entender a ciência subjacente aos processos da doença para explicar a sua natureza, e assim poderem escolher de forma adequada o manejo clínico dos seus pacientes. O ensino da patologia normalmente consiste em uma combinação de abordagens de ensino, incluindo aulas teóricas, além do estudo microscópico por meio da visualização de lâminas histopatológicas em laboratórios e discussão de casos clínicos com correlação clínico-patológica (WAUGH et al. 2022).
Etiologia: origem da doença, incluindo as causas subjacentes e fatores modificadores.
Patogênese: fases do desenvolvimento da doença, desde o gatilho etiológico inicial até às mudanças celulares e moleculares que dão origem à anormalidades funcionais e estruturais que caracterizam uma doença.
AZIMI KHATIBANI, S. E.; TABATABAI, S. COVID-19 Impact on Modern Virtual Pathology Education: Challenges and Opportunities. Iranian Journal of Pathology, v. 16, n. 4, p. 439–443, 2021.
BRASILEIRO-FILHO G. Bogliolo Patologia. 8ª edição. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan. 2016.
ISHAK, A. et al. Virtual Pathology Education in Medical Schools Worldwide during the COVID-19 Pandemic: Advantages, Challenges Faced, and Perspectives. Diagnostics (Basel, Switzerland), v. 12, n. 7, 29 jun. 2022.
KUMAR, V; ABBAS; A.K.; ASTER, J.C.; ROBBINS, A.T.K. Basic Pathology, Eleventh Edition. Philadelphia. Elsevier. 2022.
WAUGH, S. et al. E-learning and the virtual transformation of histopathology teaching during COVID-19: its impact on student learning experience and outcome. BMC Medical Education, v. 22, n. 1, p. 22, 7 jan. 2022.