Processos Patológicos Gerais

Giemsa

Giemsa é uma coloração em homenagem ao químico alemão e bacteriologista Gustav Giemsa. É usado em citogenética para o diagnóstico histopatológico de parasitas como malária, trofozoítos (T. vaginalis), algumas outras espiroquetas, protozoários parasitas no sangue como a leishmania. É um corante de esfregaço do sangue periférico, medula óssea ou estudo citológico de elementos celulares colhidos por punção, raspagem ou concentrados celulares de derrames cavitários. Indicado para visualizar cromossomos (ela é específica para os grupos fosfato de DNA e se adere a regiões do DNA que tenham grande quantidade de ligações timina-adenina), bactéria Clamídia, H. pylori e grãos mastocitários. É usado para tingir cromossomos, e criar um cariograma, e identificar aberrações cromossômicas como translocações e rearranjos. 

Produção e técnica de uso

A coloração de Giemsa é um membro do grupo de colorações de Romanowski. É uma mistura de azul de metileno, eosina e azure B. O corante geralmente é preparado a partir de pó de corante Giemsa comercialmente disponível no mercado.

Referências Bibliográficas

1.Giemsa´s Staining Protocol for Tissues Sections – www.ihcworld.com

2. Giemsa Staining- biomedical-sciences. Uq.edu.au

3. Perea Sasiaín J; Giemsa stain’ 100th year. Biomedica 2003 Mar, 23 (1): 5-18.

4. Michalany.J Técnica Histológica em Anatomia Patológica: com instruções para cirurgião, enfermeira e citotécnico. São Paulo; Michalany, Terceira Edição; 1998, 295p. ilus,tab

 

Giemsa, grãos mastocitários, H pylori
Localizado em: Especiais/Histoquímica

 logo_footer_pat.pnglogo rodape

Endereço

R. Gen. Gustavo Cordeiro de Faria, S/N - Petrópolis
CEP: 59012-570
Natal - RN

Informações

Telefone: (84) 3342-2383 Ramal 9743
Emails de contato: 
Secretaria DPAT: secretaria.dpat@ccs.ufrn.br
Chefe do DPAT: chefe.dpat@ccs.ufrn.br
Vice-Chefe DPAT: vicechefe.dpat@ccs.ufrn.br
Residência Médica: rmpatologia.dpat@ccs.ufrn.br
Ambulatório Interprofissional: estomatopatologiahuol@ccs.ufrn.br